Diferença entre CPC, CPA, CPM, CPL

Uma dúvida muito comum entre blogueiros ao se inscrever em um programa de afiliados são as diferentes formas de remuneração exibidas nas campanhas dos anunciantes. As siglas CPC, CPA, CPM, CPL e CPD são exemplos clássicos que você verá constantemente em sua jornada na blogosfera e este artigo dará uma simples descrição do que elas significam e como é sua forma de pagamento.


Diferença entre CPC, CPA, CPM, CPL e CPD

CPC (Custo por clique)


O CPC é um tipo de campanha onde o anunciante paga seus afiliados toda vez que alguém clica nos anúncios exibidos em seu site ou blog. É uma das formas de monetização mais utilizadas pelos blogueiros já que a maioria utiliza o Google Adsense como principal programa de afiliados.

CPA (Custo por ação)


Esse tipo de campanha remunera seus afiliados por cada ação ou cadastro realizado através de um link ou banner existente no seu site ou blog. Você receberá o valor determinado na campanha quando alguém clicar no anúncio e realizar uma compra (geralmente paga uma porcentagem) ou cadastrar-se (geralmente paga um valor fixo).

CPM (Custo por Mil)


O CPM é um tipo de campanha onde os afiliados recebem um valor X determinado a cada mil visualizações de uma publicidade (banners, popups, entre outros). A maioria dos programas de afiliados utiliza esse tipo de remuneração junto com outros (CPC, CPA), pois dá mais opções aos anunciantes. Um dos melhores programas CPM da atualidade é o Egrana, com seus pagamentos em dia e remuneração todos os meses. Para conhecê-lo melhor leia o artigo: Programa de afiliados Egrana-dinheiro no seu site ou blog (confiável e paga mesmo).


CPL (Custo por Lead)


O CPL é um tipo de campanha que remunera seus afiliados através de um cadastro (formulário), seja para conhecer melhor o serviço ou efetuar a compra de algum produto do anunciante. Esse tipo de campanha vem crescendo bastante e tende a ser uma das mais utilizadas pelas plataformas de afiliação, pois, demonstra o interesse do visitante no produto ou serviço oferecido. Dois grandes exemplos de programas de afiliados que utilizam remuneração por CPL são:

Netaffiliation
Click Afiliados

Pouco usuais e muito parecidas com as formas de remuneração citadas acimas ainda existem a:

CPD: Taxa fixa paga por dia.
CPS: Só paga após a compra feita pelo cadastro inicial.
CPV: Custo por visualizações de vídeos.


Conclusão


Observando e conhecendo melhor as formas de remuneração que os programas de afiliados utilizam é possível escolher qual a melhor opção para você utilizar em seu site ou blog e começar a ter bons resultados com os programas de afiliados existentes na internet. E você? Gostou dessas informações? Deixe sua opinião sobre o artigo!

2 comentários:

  1. Conheça o programa de afiliados do site Shopping Mais Ofertas, o primeiro comparador de preços do Brasil a disponibilizar cupom de desconto e dinheiro de volta em cada compra.
    O afiliado ganha por clique duplo até o terceiro nível.

    Conheça acessando www.shoppingmaisofertas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo Torres! Obrigado pelas informações.

      Abraços!

      Excluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
Não serão postados comentários com perfil "Anônimo"!
Não serão postados comentários desrespeitosos!
Não serão postados comentários com links de indicação! Se quiser deixar o link do seu site ou blog, poste seu comentário como Nome/URL.